Uma mente inquieta!

Futurismo

Sexta-feira tive o prazer de assistir a palestra de Daniel Egger (foltigo.com). Daniel é austríaco e já está no Brasil há algum tempo, fala português quase que perfeitamente. Trabalha com futurismo, estudando cenários possíveis para o futuro e os impactos em toda sociedade.

Trabalhar com Inovação e Futurismo nos força a viver muito mais no lúdico. O pensar e questionar são requisitos fundamentais para desenvolver o senso crítico e a visão holística que precisamos.

Em sua palestra Daniel fez uma pergunta à plateia:

– Por quê não matamos as pessoas?
As respostas foram inúmeras: Porque a lei não permite, porque não é a resposta ideal à qualquer situação, …..
Daniel então respondeu – E se amanhã nossa realidade mudasse? Guerra, escassez, famílias ameaçadas… Será que mudaríamos de opinião?
A grande questão é que tudo depende de um referencial. Tudo depende da realidade que estamos vivendo. Muitas vezes nós, seres humanos, fazemos muitos julgamentos sobre a realidade de uma ou outra pessoa. Mas tudo depende do referencial de cada um, não é?

Um outro assunto que discutimos muito entre os cenários para o futurismo é o “Futuro do Passado”. O que é o futuro do passado? Filmes e seriados do passado nos traziam visões de futuro, como os Jetsons mesmo. Buscar um possível futuro nas coisas que ocorreram no passado nos traz ótimas perspectivas. Nestes cenários existem idéias de produtos que foram colocados em prática e outras não. Por quê?

A aceitação de novas tecnologias e produtos dependem da sociedade. É a sociedade que diz o que pode ser aceito e o que não pode ser aceito. É o referencial em que cada sociedade está inserida com costumes, hábitos, paradigmas que ditará o que pode ser lançado e o que não pode. As necessidades sociais dizem onde as empresas devem investir.

Levando em consideração as diferentes culturas, os hábitos de cada povo, as regionalidades, entre outros aspectos sociais, podemos tentar “prever” o futuro das novas tecnologias. Entender os seres humanos como indivíduos, suas histórias e momentos determinantes é essencial para criar cenários propícios à inovação.

Para se ter sucesso é preciso entender as dinâmicas sociais!

Um grande desafio, não?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: